Casa da Criança

Casa da Criança - Paraisopólis

A Senhora Antônia Moreira de Carvalho foi quem idealizou a Casa da Criança. A Casa da Criança teve início a Rua Duque de Caxias, onde hoje é a COOPERATIVA.
Seu primeiro presidente foi o Doutor Celso Augusto Ribeiro de Carvalho, que em homenagem a sua avó, criou a Escola Profissional Antônia Moreira de Carvalho, inicialmente onde é a UNISSUL.
Em 1977 a Congregação dos Padres do Verbo Divino, fechou o seminário. Sabendo que Frei Orestes fundou a obra de Assistência na cidade de Brasópolis. Em breve o Cônego João Aparecido de Faria, pároco da cidade e ciente da realidade social da época, fez uma visita a SEA (Sociedade de Educação e Assistência Frei Orestes) em Campos do Jordão, onde fez o convite ao Frei Orestes – frei franciscano da Ordem dos Frades Menores, fundador da Obra: Sociedade de Educação e Assistência – SEA (14/04/1959) e
do Instituto das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora de Fátima (25/09/1968), que enviasse as Irmãs do Instituto para cidade de Paraisópolis.
Frei Orestes Girardi entrou em contato com o Doutor Celso Augusto Ribeiro de Carvalho, e fez uma visita aqui em Paraisópolis, onde ficou conhecendo onde funcionava a Escola Profissional e o antigo Seminário.
Preferiu assim se instalar a obra no antigo seminário que hoje é a Casa da Criança.
Aos 22 dias do mês de agosto de 1978, festa de Nossa Senhora Rainha, foi realizada oficialmente a inauguração e entrada das irmãs, com a missa as 19h presidida por Dom José D’angelo Neto, arcebispo de Pouso Alegre, concelebrada pelos padres: Pe João Aparecido de Faria e o vigário de Brasópolis Pe José Eugênio da Fonseca, com a presença de várias autoridades civis e religiosas de Paraisópolis, Brasópolis e Campos do Jordão, nosso fundador Frei Orestes demonstrava tamanha alegria e gratidão por este acontecimento juntamente com as irmãs presentes.
Logo após a missa tivemos descerramento da placa em homenagem a benfeitora e doadora da obra Dona Antônia Moreira de Carvalho, por Dr Celso Ribeiro de Carvalho presidente até então da obra.
realizou-se a inauguração da Casa da Criança as 19 horas. Faziam-se presentes Reverendíssimo dom José D’Angelo Neto, Arcebispo de Pouso Alegre, cônego João Faria e vários outros convidados. A primeira coordenadora foi Irmã Leonilde Maria Borsatto juntamente coma as Irmãs: Ir Maria Aparecida de Faria, Ir Veroni Angela Borsato, Ir Zélia Lourdes Gregol.
Hoje somos 3 irmãs: Ir Maria do Carmo Montegutti, Ir Maria Engrácia de Souza e Ir Maria de Lourdes Fernandes (Ir Lurdinha).
A Sociedade de Educação e Assistência Frei Orestes mantenedora da Casa da Criança, situado na Avenida Guarda Mor Carneiro, 500, Centro.

Atendemos em média 130 crianças, na faixa etária de 04 a 10 anos que estão no contra turno escolar divididas em dois turnos manhã e tarde e participam de projetos como: Aula de Xadrez (uma vez por semana) (música (flauta), educação física, capoeira, Hip Hop (dança), em parceria com o CRAS (tendo alguns horários cedidos aos alunos da APAE). Basquete projeto nascido na instituição e hoje em parceria com a Prefeitura Municipal (também atende adolescente e jovens da comunidade e alunos da APAE), Informática, brincadeiras dirigidas e livres, jogos didáticos e brincadeiras em geral. Servimos café da manhã, almoço e café da tarde. Nossa Entidade presta serviços de assistência a um número de crianças que necessitam de apoio e uma atenção especial, pois são crianças carentes encaminhadas pelo conselho tutelar, assistência social (Prefeitura e Fórum) e crianças que os pais estejam trabalhando.
Em 2021, recebemos duas Emendas Parlamentares para equiparmos cozinha, salas das crianças e refeitório.
Temos também o evento da OPIS entre as quatro entidades da cidade, que é muito importante para nossa Instituição, porque além de ser uma festa popular, de valorização dos atletas da cidade, ela traz benefícios que nos proporcionam melhorias em relação a esta entidade.
Temos também, ajuda da comunidade, dos amigos e benfeitores.
A nossa Gratidão a todos os Paraisopolenses que colaboram com a Casa da Criança.