SOBRE NÓS

SEA – SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA

A História da SEA está vinculada à vida de seu fundador, Frei Orestes Girardi.  O espírito vivaz, acolhedor, humilde, simples e solidário conduziu Frei Orestes para o meio dos preferidos do Senhor: os pobres e as crianças. Vendo a realidade de abandono em que viviam as crianças e os adolescentes, com muita coragem e confiança põe-se a trabalhar para abrigá-las e orientá-las. Manifesta sua preocupação dizendo: “Eu vi muitos meninos abandonados, desocupados pelas ruas da cidade, quase em completo abandono. Senti a necessidade e, até mesmo, a obrigação moral, de, pelo menos, tentar remediar tão triste situação. Pensei: ‘É preciso fazer alguma coisa’”.

Foi com esse espírito que arrebanhou um grupo de 20 meninos e formou com eles a conhecida Guarda – Mirim, para isso contou com a ajuda do Sr. Flávio Rosa. O grupo cresceu até 85 meninos e passou para a direção do Sr. Benedito Marques.

Para legitimar o movimento, Frei Orestes logo organizou uma diretoria e em 14 de abril de 1959, com a ajuda de amigos e benfeitores, fundou a “Sociedade de Educação e Assistência” (posteriormente foi acrescentado o nome de Frei Orestes), para amparar e orientar as crianças e os adolescentes necessitados da cidade.

No inicio, para reunir as crianças conseguiu uma casa abandonada, depois recebeu dos Freis da Província Franciscana da Imaculada Conceição a doação de um terreno para a futura construção do grande prédio da SEA.